Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

TERAPIA PARA EDEMA CRÔNICO EM TORNOZELO APÓS LESÃO LIGAMENTAR GRAU 2 DE DELTÓIDE E GRAU 1 DE TALO FIBULAR ANTERIOR

Um dos desafios do fisioterapeuta logo após uma lesão é o controle do edema.

Um problema comum em todas as lesões desportivas é o edema. Apesar de ser um ''mal necessário" pois faz parte da primeira fase da cicatrização (fase inflamatória ), o terapeuta precisa controlalo para melhor resultado no tratamento. O edema pode ser causado por uma série de fatores: sangramentos, produção de líquido sinovial, acúmulo de subprodutos da inflamação, etc. O edema aumenta a pressão na área lesionada e provoca dor. Pode causar fraqueza muscular (pela inibição neuromuscular). É mais provável que o edema ocorra durante as primeiras 72 horas após uma lesão. Uma vez que o edema tenha ocorrido, o processo de recuperação é retardado. Portanto, tudo o que for feito durante os primeiros socorros prestados deve ser para o controle do edema.Uma técnica eficaz é a PRICE ( proteção, restrição da atividade, gelo, compressão e elevação).
Após a fase aguda, pode ocorrer de o paciente manter um edema residual (duro), e o fisioterapeuta deve eliminar o mais rápido possível este estado pois prejudica a recuperação do mesmo.
Tratamento para edema duro (crônico)
Abaixo vou apresentar um técnica para ajudar a descongestionar o edema duro de tornozelo em atleta lesionado com estiramento grau 2 de ligamento deltóde e grau 1 em talo fibular anterior. Abaixo irei apresentar terapia utilizada após 10 dias de tratamento.

Com uma faixa elastica e paciente deitado com o pé elevado(em postura de drenagem) drena-se o edema até o terço médio de tíbo-fibular e após realiza-se drenagem linfática manual , drenando o líquido para o linfonodo poplíteo e inguinal. Após tratamento foi realizado o banho de contraste para estimular os vasomotores, assim estimulando a circulação e ajudando a eliminar o edema risidual.

Após esta última imagem este líquido em terço medio de tíbio-fibular foi drenado com terapia manual(drenagem linfática manual). Após esse tratamento realizado no período da manhã , no período da tarde do mesmo dia o jogador conseguiu realizar movimentos de tornozelo com arco completo e sem dor."Relatou que seu pé estava mais solto e sem dor" . Uma das funções principais do fisioterapeuta nesta fase é eliminar a dor/edema e ganhar arco de movimento total, para que na segunda fase do tratamento consiga realizar todos os movimentos com total segurança. O atleta foi liberado após 4 semanas de tratamento fisioterápico.Até a próxima.

107 comentários:

william disse...

Dr.Marco Antônio boa boite
tudoe eu bem? meu nome é william
e eu jogo futebol eu torci o meu tonozelo na quinta feira passada e
eu fui ao hopital para tirar um ráio x poque eu achei que tinha quebrado acho que a minha torção é igual a desse jogador que aparece ai na foto por favor e eu gostiria de saber qual o melhor tratamento e se precisa operar.e eu já estou com essa lesão a 8 dias e estou dezesperado porque o medico disse que não foi nada mas o meu pé ainda esta muito inchado por favor me dê uma luz...obrigado.

Dr. Marco Antônio disse...

caro William, fica difícil te passar o tratamento sem uma avaliação física, fico a disposição para ajuda-lo,é necessário analizar junto ao médico qual foram as estruturas lesionadas, se foi só ligamento(1 ou mais), se pegou tendões, se teve fratura etc,
Vai uma dica,coloque uma bolsa com gelo no loca! 20 min. várias vezes ao dia com intervalo de 1 hora! abç e fico a disposição para poder trata-lo!abraço!

FISIOTERAPEUTA SANDRA disse...

Dr. Marcos, Bom dia! sou fisioterapeuta e estou com uma dúvida. minha paciente esta com um enorme edema no tornozelo, devido á uma cirurgia de femur.devo fazer drenagem para eliminar esse liguido? ou faço uso de uma bota de una?
origada!
Ft. sandra de Morais Rodrigues

Dr. Marco Antônio disse...

Obrigado, fico lisongeado com a visita, bem escolheria a drenagem linfática manual neste caso!Consigo excelentes resultados com este recurso fisioterápico!

Anônimo disse...

Olá, Dr Marco Antônio!

Sofri um entorse de tornozelo há 3 meses extamente. Na ressonância apareceu rompimento parcial do ligamento talofibular anterior e um importante edema ósseo no colo do tálus, e derrame articular. (fiz essa ressonancia há um mês). No entanto, ainda tenho inchesso na região do ligamento e tenho uma dor interna ao tentar caminhar (fica latejando a noite, caso eu tente caminhar durante o dia). Ainda estou com apoio de uma muleta. Faço fisioterapia e sinto muito desconforto!!! Para dormir, sofro muito com o desconforto. De vez em quando sinto uma espécie de coceira interna. Por favor!! Gostaria de esclarecer se isso tudo é tipico da fase que estou (3 meses pós entorse) e por quanto tempo ainda terei esse desconforto e dor. Obrigada pela atenção!
Cristiane

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Dr. Marco Antônio disse...

OBRIGADO PELO CONTATO,BEM UMA LESÃO PARCIAL LIGAMENTAR(GRAU 2), SE NÃO FOR TRATADA DESDE O INÍCIO DA LESÃO PODE DEMORAR UM POUCO MAIS,COM CERTEZA PELO QUE RELATA(LESÃO GRAU 2 DE LIG.TALO FIBULAR ANT.COM EDEMA ÓSSEO DE DOMUS TALAR)NÃO FOI QUALQUER LESÃO, PROCURE FAZER A FISIOTERAPIA E FIQUE TRANQUILA QUE VAI MELHORAR! LIGAMENTO É POUCO VASCULARIZADO(OU SEJA TÊM POUCA CIRCULAÇÃO DE SANGUE), POR ISSO DEMORA MAIS PARA CICATRIZAR, E O EDEMA ÓSSEO GERA TAMBÉM MUITA DOR, PRINCIPALMENTE AO JOGAR O PESO CORPORAL SOBRE A ARTICULAÇÃO AO CAMINHAR POR EXEMPLO.
ESSAS DORES QUE ESTA SENTINDO É PROVAVELMENTE DEVIDO A FIBROSE(CICATRIZAÇÃO)!

SE POSSÍVEL PROCURE SEU MÉDICO PARA REAVALIAÇÃO POIS NO SEU CASO PODE SER IMPORTANTE UMA NOVA IMAGEM(RNM) PARA COMPARAÇÃO COM A ÚLTIMA. BOA SORTE E NO QUE FOR POSSÍVEL ESTOU A DISPOSIÇÃO, ABRAÇO MARCO.

Anônimo disse...

Obrigada pelos esclarecimentos!! Já fico mais aliviada!
Ontem fiz uma ecografia, pois na minha cidade não tem ressonância magnética e preciso procurar fora. Segundo o médico radiologista, ele disse que estou com uma lesão crônica no ligamento talofibular. Resolvi então trocar de fisioterapeuta, pois esse mesmo médico disse que provavelmente eu estaria fazendo exercícios muito fortes para essa lesão (esteira, exercícios unipodais de equilíbrio e força). Já fiz uma nova avaliação com outro profissional fisioterapeuta para dar continuidade, com o qual senti mais confiança.
Então, só mais uma pergunta: mesmo sendo essa lesão crônica, ela tende a melhorar também?
Agradeço desde já!!
Cristiane

Dr. Marco Antônio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr. Marco Antônio disse...

COM CERTEZA VAI MELHORAR,AGORA LEMBRE-SE ASSIM QUE ESSA LESÃO CICATRIZAR TOTALMENTE, O REFORÇO MUSCULAR PARA MUSCULATURA DE PANTURRILHA, TIBIAL ANTERIOR E FIBULARES TORNA-SE OBRIGATÓRIO PARA PREVENIR OUTRA LESÃO NO SEU TORNOZELO!ABRAÇO. MARCO.

Fátima disse...

Drº Marco. Há uns 3 anos qdo eu dava uma corrida repentina (como para não perder o ônibus, por exemplo), eu sentia uma pontada de dor muito forte nessa junta da tíbia com o tálus. Como eu tenho 36 anos e nunca fui muito de praticar exercícios, achava que era ferrugem ou velhice. Rs... Só que começou a doer e ficar uma dorzinha chata e então eu procurei um ortopedista que me passou uma ressonância. No laudo consta edema de limites imprecisos comprometendo a cabeça do tálus. O médico ficou surpreso, pois além de eu não praticar esportes e não ter sofrido nenhum trauma, eu sou magrinha. (1,68m e 56 kg). O tratamento que ele me passou foi “suprimir a carga”. Para isso estou andando o mínimo possível e usando muletas por 3 meses (pra começar). Somente com isso o osso se regenera? Vou ficar 100% boa novamente? Tô tão preocupada! Obrigada de coração!

Anônimo disse...

Olá. Dr marco antonio,meu nome é jessica, e a um ano sofri um acidente de moto, e tive fratura esposta de calcaneo,coloquei pino e depois de 8 meses eu tirei o material, fiz fisioterapia mais meu pé doi muito e meu tornozelo esta com um edema duro, os medicos falam q meu pé nunca mais vai desinchar, será que não existe nem um tratamento, ou drenagem pra acabar com esse edema e o desconforto( o edema se concentra mais na parte da insisão da cirurgia)
O brigada

Anônimo disse...

Dr. Marco boa noite. Na virada do ano, tomei uma queda onde dobrei completamente meu pé direito encostando esse osso que temos ao lado no chão. Como estava fora da minha cidade, retornei apenas no outro dia (01/01/2011), fui ao hospital tirei um raio x e o plantonista me encaminhou ao especialista em pé. Fui em um que tirou a tala e colocou uma bota de gesso, fui em outro que pediu uma Ressonância, e o resultado foi o seguinte:
Leve edema e contusão da face inferior da cabeça do tálus
*rotura completa do ligamento talofibular anterior e posterior
*pequeno derrame articular
*discreta distensão liquida da bursa retrocalcânea profunda
*edema dos planos gordurosos superficiais em redor do tornozelo.
Fiz esse exame no dia 07/01. Continuo com a bota de gesso, mas sinto muita dor principalmente quando estou dormindo. Meu pé ainda está muito inchado e bem roxo. O médico disse, que ficaria mais 40 dias com essa bota de gesso, pra depois entrar com fisioterapia, segundo ele, seria necessário esperar 6 meses para ele reavaliar e se caso a fisio não resolvesse o problema, ele entraria com a cirurgia. O que o senhor acha disso? Tenho 26 anos, sou mulher. Obrigada!

marco disse...

Jéssica,desculpa a demora para escrever, mas estava de férias! No seu caso, acredito que o melhor tratamento é a hidroterapia com piscina aquecida,a falta de movimento para a articulação do tornozelo não é nada bom no seu caso, por isso acredito que com um reforço muscular dentro da piscina(para diminuir impacto), conseguiria uma boa diminuição da dor e edema, se vc morar aqui no RJ fico a disposição para poder trata-la! abraço. Marco Fisioterapeuta.

Dr. Marco Antônio disse...

Boa tarde, vc deve seguir o que o médico passou, pois a bota gessada é de extrema importância numa lesão completa de um ligamento e com esta imobilização resultará na cicatrização das estruturas articulares lesadas, não fique preocupada pois após retirada da bota gessada (quando médico ordenar), realizará fisioterapia e vai resolver o problema,mas lembre-se, vc vai perder massa muscular na panturrilha e musculaturas de tornozelo devido a imobilização, por isso vai precisar fazer um bom reforço muscular dessa musculatura envolvida, para que tenha uma boa reeducação funcional e volte as suas atividades de vida sem incapacidade.
Moro no RJ, se precisar de serviços de fisioterapia, fico a disposição! abraço e boa sorte!

Birodo disse...

Olá Dr. wiliam!

Era ávido atleta antes de torcer os dois tornozelos durante partidas de basquete. Torci ambos jah faz uns 4 meses. Fiz fisioterapia e tdo mais. Recuperei grande parte da estabilidade e agora consigo jogar basquete normal, sem dores. Ateh comprei tornozeleiras por prevenção. No meu caso houve rompimento parcial dos ligamentos de ambos tornozelos.
PO´REM,mesmo com o tornozelo estável os edemas persistem. O q o edema indica? significa q ainda n estou 100%? como eu consigo me livrar desses edemas? gelo seria o suficiente, tal como vc receitou para outro cara q postou aqui tb? lembrando... estou com movimentos, pulos e tdo mais estaveis. só o edema q persiste.
Obrigado desde já :D

Birodo disse...

Perdão, me referi ao senhor como william..
Aguardo resposta :D

helena disse...

Dr.Marco ,boa tarde.
Em 24 de janeiro de 2011 , sofri uma forte queda,e em cosequencia fraturei o talus.Passei por uma cirugia no mesmo dia, onde foram colocados 4 parafusos.Fui muito bem atendida ,diga-se de passagem, mas como fui bem informada sobre a cirurgia e sua demorada recuperação, estou bastante preocupada.
Qual a melhor hora de comecar a fisioterapia?
Meu pé continua inchando ,se colocado para baixo, isso é normal ?
Devo dizer que tenho 63 anos e que nunca tive nenhum osso quebrado e sou bastante ativa.
Obrigado por seu blog existir e nos possibilitar tirar dúvidas.
Muito obrigado pela atenção
Helena Araujo

Anônimo disse...

Dr. Marco Antônio, sofri uma torção há 04 meses, vinha fazendo fisioterapia mas a dor não passava, posterior fiz uma ressonacia magnetica e foi detectada uma lesão osteocondral interessando a porção lateral do domo talar com acentuado edema osseo associado, sem sinal de impactação, mas acho que os profissionais da minha região não conseguindo trata-lo de maneira correta. peço socorro!!!

roseliacdd disse...

DR.Marcos Antonio, me chamo Rosélia e em julho de 2009 levei um tombo e fraturei o tornozelo direito e fiz uma cirurgia colocando 8 parafusos fiz fisioterapia e tive uma infecção e não operei novamente cheguei até a fazer o risco cirurgico. não tive resultado nenhum pos agora estou com uma fibrose cronica e o meu ortopedista me deu alta e disse que não tinha mais jeito. me ajude.

NIlton Junior disse...

Boa tarde Dr. Marco, à nove meses, tive um entorse, onde rompi completamente o talofibular e fibulocalcaneo e parcialmente o tibiofibular anterior. Não realizei cirurgia por orientação médica e seguimos com o tratamento conservador. Estou realizando fisioterapia esportiva fazem 8 meses. Não tenho instabilidade, ganhei movimento, porém sinto dor, causada por um edema nas medulares ósseas do maléolo medial
e da parede medial do tálus. Este edema está dificultando o ganho de movimentos. O que posso fazer para que esse edema melhore mais rapidamente. De acordo com o médico pode demorar até 2 anos !???

Obrigado Nilton

denis disse...

Dr., eu quebrei a fibula dia 01/04/2011 e segundo medico não precisaria de cirurgia, fiquei com uma tala gessada por 10 dias para desinchar e depois mais 40 dias com uma boa gessada.. dia 20/05/2011 tirei o gesso e ele disse que ja poderia andar e me indicou fisioterapia, tirei o gesso faz 5 dias e estou na terceira sessão de fisio só que o meu tornozelo esta muito inchado e duro, gostaria de saber se isso é normal e se é porque fiquei 50 dias sem por o pé no chão, estou meio assustado.. gostaria de uma ajuda. tenho 19 anos

luis otaviio disse...

bom dia DR Marco meu nome é luis Otavio fiz um RNM do tornozelo e deu as seguintes alteraçoes Estiramento lesão parcial dos ligamentos talofibular anterior e calcaeneo fibulare tambem uma contussão osse no talus gostaria de saber algo mais e como poderia ser o tratamento

Anônimo disse...

Sou sua fã Dr. Marco António!! Me dê seu contacto! Beijos

Elaine galdino disse...

Dr. Marco Antônio, Boa Noite!
Passei por uma intervenção cirurgica em 19/02/2011 para ressecção do fubular curto, uma vez totalmente rompido , segundo RNM. Passei 5 semana com gesso em repouso, com uso de muletas . Apos esses dias , trocado o gesso por Robo-Foot e permanencia de muletas. após 7 semans iniciaram-se as fisiterapias na hidro, tens e US. Hove um a melhora. Porém, há 2 meses aparece=ram os mesmo sintomas,m só que em regiçai do calcaneo e na lateral da perna até o jorlho, tudo dói muito como se a mesculatura tivesse esfraquecida e a sensação é choque no calcaneo. Fiz uma nova RNM , onde mostrou Tendipatia, tensinovite na bainha sinovial, acentuado aumento de líquido ao nivel do fubular LONGO, e o fibular curto não foi visualizado devido alto grau de ruptura. Meu ortopedista receitou corticoide injetábvel no local (iniltração) a cada 15 dias....e hoje detectou que estou com fibrose no loal. Dói d+ e incha. basta por o pé no chão e caminhar por pouco período que é duficiente para uma noite sem somo e com muita dor apesar de tomar Tylex de 30mg. Quando não supoto mais. O que devo fazer? confo muito no meu orto, mas também tive um adenima de hipófise (retirado) e não osso ficar me entupindo de corticóide. Ele falou em enxero. o que isso pode ser? uma nova cirugia?
Por favor , aguardo anciosa uma resposta. e atencipadamente elevo minha admiração
Atenciosamente Elaine Galdino

Elaine galdino disse...

Gostaria muto de uma orientação. Fiz cirurgia de ruptur de fibular curto em19/02/2011. culpri tudo mcomo o orto pediu: muletas gesso por 5 semanas, troca de gesso, com 8 semanas iniciei hidro, tens e Us.Porém há uns dois meses paraeceram os mesmos sintomas: só que ndirefente. ao lado da cicatriz curúrgica, um edema enorme , uma dor no calcaneo em forma de "choque"não posso andar 100 mts que é suficiente para uma noite sem sono paresar de tomar tYlex de 30 mg em ultimo caso. facri crioterapia diariamente e hj o meu orto diagnósticou FIBROSE. FIZ UMA RNM onde mostra aumneto de colume de liquido na bainha sinovial, tendipoatia, tensinovite comprometendo agora o fubular LONGO. Ele receitou cirticoide local (infiltração) já iz duas em 30 dias..a 1ª foi um sucesso passei 3 lindos dias sem sentit nada, mas já a 2ª sai do consultório deambilando com ajuda. Ta um edema enorme e não consigo apalpar a cicatriz cirugica, pois dói bastante irradianto para a o jeolho.
Confio plemante no meu orto que é especialista em pé e tornozelo, mas confesso que tô angustiada...Já fiz retidara de adenoma de hopófise e creio qu não devo ficar tomando crticoide direto, Ele falou em enxero. O qaue o Sr. Acha.?
Por favor me ajude!!
Desde já elevo aqui a minha admiração pelo seu brilhante trabalho
Atenciosanmente,
Elaine

Sol disse...

Boa tarde Dr.Marco Antonio,a 6(seis)meses sofri um acidente de moto,fraturei a tibia e fibula,usei fixador externo,agora estou com o ilizarov,mais estou com dificuldade de pisar no chão,por que o meu tornozelo esta duro,meu pé esta caido,o medico disse que eu tenho que pisar na chão!Para fazer a calcificação do osso, que posso fazer para meu tornozelo voltar ao normal?Me ajude Doutor!Por favor quando poder me responda.Obrigada

Anônimo disse...

Dr. Marco Antônio, boa tarde!

Há dois meses entrei para um grupo de corrida e desde então, faço exercício diariamente, alternando a carga e tempo (seg/qua/sex - areia) (ter / qui / sab - asfalto). Na última corrida de 10k senti meu tornozelo doer e fui ao médico que pediu ressonância. O resultado me deixou preocupada (será que terei que ficar muito tempo fora das corridas?)

- Áreas de contusão no calcaneo anterior e talus, sugerindo impacto pós trauma.
- Pequeno derrame articular tibio-talar
- Estiramento no ligamento talo-fibular posterior
- Pequeno edema de parte moles, notadamente ao nível do maleolo externo
- Contornos articulare e interlinhas preservadas
- Planos musculares sem anormalidades
-Tendões de configuração e características de sinal normais.

Anônimo disse...

obrigada pela ajua! Abs e um otimo Natal.

André disse...

Bom dia Dr.
Gostaria de tirar algumas duvidas.

Tive uma torçao de tornozelo a 26 dias jogando futebo, logo fiquei 3 semanas de tala, o medico somente mandou tirar raioX para examinalo, e me falou que era torção grau 3, que houve um estiramento nos ligamentos, nessas 3 semanas de tala o tornozelo estava MUITO INCHADO, portanto agora esta menos inchado, porem INCHA E DESINCHA conforme eu ando incha bastante msm com ajuda de uma muleta, tambem ja estou fazendo fisioterapia, ja fiz 4 sessões, É NORMAL MSM ESSE INCHAÇO?

Anônimo disse...

Oi André, não sou médica, mas li bastante sobre entorse pq estou na piração de corrida... e tive uma lesão por overtraining..

enfim, segue um link q pode te ajudar.

http://www.clinicaecirurgiadope.com.br/index.php/entorse-do-tornozelo-e-instabilidade-ligamentar/

Se vale de dica, consulta + de um médico.. Fui em alguns q diziam não ser necessário repouso, mas é fundamental para a recuperação rápida e segura.

Boa sorte.Fátima

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr Marco, tive uma fratura no tornozelo em outubro de 2011, não precisei de cirurgia pq a fratura estava alinhada, mas até hoje 3 meses depois continuo com muito edema e dor no local, o médico diz q é circulação e me mandou usar a meia elastica, mas apenas ela naum esta adiantando, O que eu faço?

Anônimo disse...

Dr. Marco Antonio boa tarde,ja estou 3 meses com esse problema,e o edema ainda não desapareceu 4 semanas de fisio e parece estar regredindo tenho fortes dores e tem ichado muito o que devo fazer?

Fabiano disse...

Bom Dia Dr Marcos
Meu nome é Fabiano e há 06 meses tive uma ruptura do tendão de aquiles no pé direito jogando futebol. Fiz a cirurgia e já estou recuperado porém sinto dores ao andar no peito do pé ( em cima do pé). Fiz uma ressonância magnética e o laudo consta que tenho um edema ósseo no pé. Qual seria o melhor tratamento na sua opinião para a melhora dessa dor? Obrigado.

INEIDE disse...

SOU NEIDE QUEBREI A PERNA EM TRES PARTE A DOIS ANOS HOJE TEHO ARTROSE E NAO TENHO MOVIMENTO COMPLETO DO TORNOZELO, MAS O QUE ME INCOMODA E QUE ESTA INCHADO E BEM VERMEHO ECOM PARTES DURAS E LATEJANDO BEM ACIMA DO MALEOLO E ESTA BEM INCHADA E UMA POCO ESCURO. FOI FEITO CIRURGIA E JA FOI RETIRADO O PARAFUSO A MAIS DE 1 ANO

Anônimo disse...

Ola, meu nome é Pedro. Torci o tornozelo andando de skate, porem foi leve, quase nao teve inchaço e dor, e eu andava tranquilamente. Só sentia dor quando fazia o mesmo movimento de quando torci. Após 1 semana fui andar outra vez e torci o tornozelo da mesma forma. Procurei um médico e ele pediu uma ultrasonografia. No resultado dizia: RUPTURA TOTAL AGUDA DO LIGAMENTO FIBULO-TALAR ANTERIOR. Hoje faz 1 mes que estou com o pé imobilizado e meu tornozelo ainda se encontra um pouco inchado.Hoje eu teria carga liberada no tornozelo mas ainda sinto dor quando piso com força para andar. Essa semana começo a Fisioterapia. Segundo o médico, deverei seguir com o tratamento do fisioterapeuta por 2 semanas e depois consultá-lo novamente para "testar" meu tornozelo. Se tiver melhor estarei liberado. Do contrário, terei que fazer cirurgia. Queria a sua ajuda para saber se devo continuar usando muletas, pois estou liberado para andar mas ainda sinto dor.E também,qual a probabilidade de uma cirurgia no meu caso? Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Boa noite Dr tudo bem? Eu sou o alexandre e tenho algumas duvidas, pois meu pai fraturou a tibia e a fibula em tres lugares cada isso ja faz 6 meses, mas a perna dele esta com uma cor escura bem preta mesmo parece que a pele esta gangrenada ou algo parecido,só q os médicos dizem q é normal! o que podemos fazer neste caso? muito obrigado!

""Blog Família PriMoS!"" disse...

Boa noite Dr tudo bem? Eu sou o alexandre e tenho algumas duvidas, pois meu pai fraturou a tibia e a fibula em tres lugares cada isso ja faz 6 meses, mas a perna dele esta com uma cor escura bem preta mesmo parece que a pele esta gangrenada ou algo parecido,só q os médicos dizem q é normal! o que podemos fazer neste caso? muito obrigado!

Anônimo disse...

boa tarde,Dr Marco Antônio!
Hj descobri seu blogger e gostaria q se possível me esclarecesse uma dúvida:há 3 anos sofri uma quedad uma escadaria e passei a sentir dores mt fortes na região do cócxi.Dpois d um exame específico se constatou um edema.Fiz mais d 50 sessões d fisioterapiamas nunca deixei d sentir dor.Será q existe outro tipo d tratamento p o meu caso?Obrigada!

Anônimo disse...

Dr. Marco Antônio, boa tarde.

Meu nome é Kauê Ramos, eu li sobre o edema crônico.. e se possível gostaria de tirar algumas duvidas...eu fraturei meu tornozelo direito faz exatamente 1 ano, foi durante o treino de jiu-jitsu eu estava de joelho com a ponta do pé apoiado no tatame,eu iria puxar para a minha guarda meu parceiro de treino, quando eu fiquei com a ponta dos dedos presa, ele caiu em cima da minha perna e quebrou a fíbula, coloquei placa e 7 parafusos e 2 pinos transversais entre a fíbula e a tíbia,após a1° cirurgia entre a tíbia e o calcanhar ficou um pequeno espaço, apos a retirar os 2 parafusos trasnversais e o começo das seções de fisioterapia a tibia foi afastando mais, passei por outra cirurgia, onde o medico fez a raspagem para o osso ficar no lugar..no momento está correto osso junto, só que eu ainda sinto uma pressão nessa região limitando meu movimento, por exemplo quando eu coloco o meu pé na rampa da fisioterapia nao consigo forçar muito, ele ainda esta inchado porém faz 1 mes que retirei os2 parafusos...gostaria saber sua opinião desde já agradeço

Anônimo disse...

Ola tudo bem, meu nome e luciano torci o joelho em hum campeonato de jiu jitsu a 1 més praticamente faz dia 12, e to com o joelho duro só que ñ sito dor nem nada tenho estabilidade no joelho e força ainda só que quando forço ele, fica um pouco inchado o que eu fazia para começa a movimenta eles melhores uns exercícios caseiros etc. ?

João L. B. Greenhalgh disse...

Dr Marco Antonio,

Sou estudante de fisioterapia e gostaria de saber se o sr pode me ajudar com alguma conduta para realizá-la no meu pai, uma vez que o mesmo possui DM e está com edema crônico no tornozelo D, empastamento da panturrilha, déficit de sensibilidade na borda lateral do pé e apresenta dificuldade para deambular. Realizei apenas uma sessão de drenagem ontem e ele já relatou melhora, com diminuição a área edemaciada (não foi feito perimetria nos MMII mas vou fazer na prox 'sessao'). Irei utilizar estimulação sensorial pra diminuir o déficit de sensibilidade e mais a frente, treinamento de força.

Como ainda sou estudante e não disponho de recursos fisioterapêuticos, eu utilizo a criatividade e os recursos manuais como por exemplo a DLM. Tem alguma dica que o sr possa dar para ajudar no tratamento?

P.S. meu pai irá realizar uma US com doppler e tbm ja faz uso de medicamentos, caso o US nao apresente nada, irei solictar ao médico uma RNM pois meu pai estava fazendo pilates e acha que os exercícios podem ter desencadeado o problema, pode ter acontecido algum estiramento ligamentar, não sei. Mas gostaria de saber também se posso usar compressas e com que frequencia posso usar a DLM, 2 ou 3x por semana?

Agradeço desde já,
João Lucas.

Carlos Cruz disse...

Dr. Marcos, boa tarde!
A 37 dias sofri um trauma muito forte na fibula esquerda, na qual a RM mostrou Edema Osseo Fibular, ja realizei 20 sessoes de fisio, teve melhora, porém ainda não consigo sequer trotar. o devo fazer?

Hugo Rocha disse...

Dr. Marco,

Boa tarde. Em janeiro do ano passado (mais de 1 ano e meio atrás) sofri um lesão ligamentar de grau 2 no tornozelo esquerdo. Fiz ressonância, usei bota ortopédica por 30 dias, e fiz 30 sessões de fisioterapia. Porém, toda vez que jogo bola, torço o mesmo tornozelo, mesmo usando aquelas faixas que fixam o tornozelo. Sem contar que no frio ou as vezes subindo escadas, meu tornozelo doí. O que fazer nesse caso? Devo voltar ao médico para novos exames? Devo procurar por cirurgia? Mais fisio?!
Se puder, me responda por e-mail por favor: hsrocha12@gmail.com
Abraço
Hugo

Anônimo disse...

Oi meu nome é Rafael eu quebrei o tornozelo a um mes e uma semana mais ou menos,inclusive ja tirei o gesso que eu tava mais e agora ainda nao consigo pisar que exercicios posso fazer em casaa? ah tenho 16 anos

Anônimo disse...

Olá doutor, meu nome é Michele há dez anos atrás sofri uma torção no pé direito e depois disso meu pé inchou fiz todos os tratamentos possíveis mais meu pé só desincha quando faço repouso. Por favor me informe como posso tratar esse problema? Já fiz de tudo.

Anderson Araujo dos Santos disse...

Bom dia Dr, meu nome é Anderson há 3 semanas sofri uma entorse no tornozelo esquerdo, fui direto médico bati um raios x, e não tinha fratura, imobilizaram por 5 dias, voltei no ortopedista bati outro raios x, ele pediu que colocasse uma bota de gesso por mais 7 dias, e quando se passaram esses dias voltei ao médico e ele retirou o gesso, ainda tava inchado, além disso faz uma semana q to fazendo fisioterapia, mais o meu pé tem hora q ta bem melhor mais tem hora q ta bem inchado isso é normal? ou será q vou precisar fazer um exame mais preciso? pode me ajudar por favor, responda para o meu imail por favor. aasantos@peno.coppe.ufrj.br ou anderson.araujo6@hotmail.com

Saudades disse...

Boa tarde Dr.
Meu nome é Luciana e no dia 18/08/12 sofri uma fratura de tornozelo. Realizei a cirurgia dia 29/08/12. NO relatório médico o Dr. cita o pós operatório de osteossíntese de tornozelo. CID S82.8 Tive que colocar 07 pinos e uma placa. Fiquei engessada por 02 meses e na sexta - feria passada, dia 26/10/12, retirei o gesso. Não comecei ainda as seções de fisioterapia, vou começa-la na próxima terça. Retirei um pino ontem, onde segundo a médica, poderia interferir nos movimentos do meu pé. Estou com o meu pé e tornozelo muito inchado (edema) e com dores quando coloco meu pé no chão, inclusive os médios disseram que eu podia andar. Estou andando com ajuda de um andador. Estou muito preocupada com essas dores e esse edema. Como fazer para minimiza-los? O que eu posso fazer em casa para diminuir o edema e a dor?
Obrigada e no aguardo.
Luciana Siqueira.
Meu e-mail é luciana25.siqueira@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia Dr. Marco Antônio.
Passei por uma cirurgia de osteocondral a 90 dias (que até então era para se retirar osso do joelho para enchertar no tornozelo, porém ao abrir o médico verificou que o estado geral do osso estava bom, não tendo a necessidade de fazer o encherto). Fiquei 60 dias com auxílio de muletas sem pisar neste período. Voltei a pisar no chão tem um mês, só que estou sentindo muitas dores do lado externo do tornozelo (maléolo e aquiles), ou seja, lado oposto à cirurgia. Em repouso de um dia p/ outro, quando vou me locomover é um martírio, sinto muitas dores e tenho que andar segunrando nas paredes! Façop fisio 3 vezes na semana a um mês, o que não tem ajudado! Pode por gentileza me orientar a algo!? meu e-mail é : flaviohigor@yahoo.com.br
Desde já agradeço!

Dayenne Carvalho disse...

Dr.Marco Antônio, boa noite!

Estou com um grave problema e já fui a vários médicos e cada um diagnostifica algo diferente. Já disseram que estava fraturado, outro que não havia nada e melhoraria com o tempo! Porém, fará quase um ano do acidente de moto que me ocasionou este trauma no pé direito, ele continua com um acentuado inchaço(menos que antes) e sinto dores na lateral exterior. Um dos médicos que eu fui, pediu que fizesse algumas sessões de fisioterapia, as fiz, porém não melhorou em nada, se não piorou! Fui a um último médico e fiz um ultra-som, o exame afirma que:
>Retináculo anterior - Tendões tibial anterior, extensor longo do hálux e extensor longo dos dedos com espessura, contornos e textura normais. Recesso articular anterior apresentando derrame com espessura de 0,49 cm.
>Retináculo lateral - tendões fibulares longos e curto com espessuras, contornos, e texturas normais, sem aumento do líquido em sua bainha sinovial. Ausência de sinais de luxação.
>Retináculo medial - tendões flexor longo dos dedos e flexor longo do hálux com espessura, contornos e texturas normais, sem aumento do líquido e sua bainha sinovial.
Tendão tibial posterior, apresentando lâmina anecóica em sua bainha, medindo o,24 cm.
Tendão de aquiles de calibre, contorno e texturas normais.
DIAGNÓSTICO: Derrame articular tibio tarcico e tendossinovite do tibial posterior.

Bem, na realidade sei que o que devo fazer é procurar um médico, mas já fui em mais de 5 e este último pediu para que engessasse, o que eu mesmo sendo leigo achei estranho!Não sei a quem recorrer, pois já fui em tantos que não sei mas quem está efetivamente certo e o que devo fazer! Estou a um ano com a minha vida parada, não aguento mais! Quero pelo menos saber se caso eu coloque o gesso isso pode piorar minha situação, caso esse seja o procedimento errado.

Desde já, muuuito obrigada!

Anônimo disse...

olá doutor, sofri uma lesão na panturrilha de grau 2, ta doendo muito e o tornozelo fica inchado, pq isto acontece

Edisonzão Cardoso Gomes disse...

Dr. Marco Antônio
Sofri uma queda aos 19 anos e tive uma lesão nos tornozelos. Aos 42 anos fiz uma cirurgia para colocar uma placa e pinos na fíbula e retirar um cisto. Após um ano da cirurgia e ainda sentindo dores, fiz uma nova RM e a Impressão Diagnóstica é essa:
Alterações pós-cirúrgicas na fíbula-distal com material gerando artefatos de susceptibilidade magnética.
Grande lesão osteocondral no domus talar medial.
Artrose do compatimento tibiotalar com osteófitos marginais.
Derrame articular tibiotalar e subtalar.
Lesão crônica dos ligamentos talofibular anterior e fibulocalcaneo.
Será que o senhor poderia fazer algum comentário sobre essa IMPRESSÃO?

Vicente disse...

Lesionei meu DOIS TORNOZELOS enquanto fazia erroneamente um exercicio na academia pra panturrilha usando o aparelho leg press. Isso já faz 9 meses. A primeira ressonancia deu uma inflamacao na inserção do tendão de aquiles. Nos primieros meses tomei tylex, arcoxia, diprospan e botei gelo, nos ultimos meses cheguei a tomar corticoide, gabapentina juntamente com fisioterapia e tambem nada... Meu médico comentou em operar e deu como ultima tentatia a terapia por ondas de choque. Sintomas: Não fica inchado.Doi muito é quando fico em pé e vai ficando muito forte se passar de 20 minutos, seja andando ou até mesmo parado, é como se meu peso (83kg) fizesse piorar... não consigo mais ir num shopping, mercado ou nada do tipo em paz. tenho sempre que parar pra repousar. Me sinto péssimo com 28 anos estar tão limitado. Fiz uma nova ressonância essa semana num outro lugar e o diagnostico foi diferente (pelo menos nas palavras): DERRAME ARTICULAR TIBIO-TALAR.
Minha preocupação é porque acredito que já tendei TUDO. Por Favor, me dê uma luz.

leo firmino disse...

ola Dr. sou O firmino,quebrei da segunda ate o quinto Metatarso Num ,acidente de moto.foi no dia 23/10/12 e hj 01/09/13,ainda nao to liberado p/andar,mais minha preoculpacao Maior e'quando estou depe',ele fica inchado,s
o Melhorando quando estou deitado....o q posso fazer nesse caso??

Desde ja obrigado....!!

Marcos Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Paulo disse...

Dr Marco Bom noite, gostaria de uma informação. torci meu joelho a 2 meses, fui ao ortopedista e o mesmo passou um remedio "alginac" e me encaminhou para uma exame de ressonancia, no qual resultou em (menisco interno e externo de mofologia e intensidade de sinais normais edema em torno do ligamento colateral medial observando-se indefição de algumas fibras próximas sugerindo lesao parcial e estiramento). ainda não voltei no médico pois não tive tempo, oque farei? a dor sumiu mas fui tentar fazer exercicios doeu novamente.
grato aguardando atenciosamente.

Leonardo Luiz disse...

Oi DR.MARCO EU TROMPI O LIGAMENTO DO TENDAO EE JA UZEI O JESSO E JA TIREI A 2 DIAS EE AINDA ESTA ENXADO OQUE FASO PRA DESENCHAR ?


Obrigado :)

Lena Pinheiro disse...

Dr. Marco Antonio, boa tarde.
Minha filha joga basquete(profissional), teve uma torção de tornozelo á 12 dias, na ultrasom a conclusão é Ruptura parcial do ligamento talofibular anterior, gostaria de saber se o procedimento e a recuperação é muito extensa, pois ela está em início de campeonato.
Essa é a primeira lesão dela, não sei se isso tem importancia. Agradeço a sua atenção... Obrigada.

Anônimo disse...

Dr. peço sua ajuda torci meu tornozelo direito tem 3 anos e tem 8 meses que torci o direito. Os dois ficam inchados, eu ainda sinto uma dor muito forte, que me atrapalha nos meus afazeres me impedindo muitas vezes de faze-los, além de me incomodar quando tento dormir também. Já estive com vários fisioterapeutas e nada me livra disso. Me pego depressiva por achar que nunca vou melhorar. Eu moro em Niteroi, me parece que o sr. atende no Rio, por favor me ajude. Obrigada Fernanda

RUTE disse...

Dr. Marco ANTÔNIO BOA TARDE!Dr EM 05-05-2012 SOFRIR UM ACIDENTE SOB O QUAL O PENEU DO CARRO PASSOU PORCIMA DO MEU TORNOZELO ESQUERDO DEIXANDO UM FERIMENTO ENCIMA DO OSSO DA JUNTA NÃO QUEBROU PQ ESTAVA USANDO UMA SANDÁLIA PLATAFORMA QUE SESTUENTOU O METADE DO PESO. FIZ O RX COM RESULTADO = NAÕ SE OBSERVA ALTERAÇÃO NADENSIDADE, NA ESTRUTURA OU NA MORFOLOGIA DA ARTICULAÇÃO TÍBIO-TÁRSICA. O ULTRASONOGRAFIA COM RESULTADO=DERRAME ARTICULAR EM FACE MALEOLAR LATERAL+EDEMA SUBCUTÂNEO(SUGERINDO)LINFOEDEMA).
JÁ REALIZEI FISIOTERÁPIA JÁ TOMEI VÁRIO ANTI-FLAMATÓRIO CITONEURIN 5.000 MAIS HOJE 10 MESES DEPOIS SINTO ALGUMAS DORES E UM INCHAÇO QUASE INVISIVEL NA LATERAL.PRECISO URGENTE TREINAR PARA TAF DE CONCURSO PRINCIPALMENTE CORRIDA O Sr PODERIA SUGERI ALGO? POIS NÃO SEI MAIS O QUE FAZER NENHUM ORTOPEDISTA FALA O TRATAMENTO PARA A CURA. FICO GRATA PELO ESPAÇO. FEIRA DE SANTANA-BAHIA

Anônimo disse...

Dr Marco ANtonio, boa NOite!
a aproximademente 6 meses comecei a sentir algumas dores no tornozelo esquerdo. A dor não era frequente, ou seja,sentia dores alguns dias e ficava varios dias sem dor. Procurei um especialista em Tornozelo, ele me pediu uma ressonÂncia magnética, o resultado foi o seguinte: EDEMA ÓSSEO NO DOMUS TALAR MEDIAL COMO PEQUENA FISSURA OSTEOCONDRAL ASSOCIADA. O especialista disse-me que teria que fazer uma cirurgia por video onde faria vários furos no osso para aumentar a circulação sanguinea no local...será que há algum método alternativo para recuperar esse edema. ABraço...Carlos Roberto da Cruz

Antonio Augusto disse...

Dr. Marco Antonio, boa tarde.Gostaria de ter a oportunidade de tirar uma dúvida e achei o seu blogger interessante. É certo em contusões no pé, principalmente no peito (parte superior), fazer tratamento simultâneo com compressa de água quente e gelo em seguida, fazendo o famoso "choque térmico"?. Qual o melhor tratamento quando o local está inchado?. Obrigado. Antonio Augusto (Passos-MG).

Igor Av disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor Av disse...

Olá Doutor, estou em São Paulo e gostaria se possível tirar uma dúvida.
Tive uma lesão no péd direito no dia 19/02/2013 e até agora só com remédios sem nenhuma melhora, só piorou, inchado, sem pisar e doendo muito.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO PÉ DIREITO
* Método: Exame realizado com sequências FSE com cortes multiplanares de 3 mm de espessura.
Análise:
* Edema ósseo subcondral na porção medial da cabeça do primeiro metatarsal, na cabeça do segundo metatarsal e nas bases das falanges proximais do segundo e terceiro dedos, sem traços de fratura evidentes, de provável natureza pós contusional.
* Mínimo derrame articular metatarsofalângico do hálux, do segundo, terceiro e quarto dedos, com sinais de sinovite no hálux, identificando-se edema pericapsuloligamentar.
* Superfícies condrais sem erosões significativas.
* Tendões flexores e extensores de morfologia e sinal normais.
* Não foram identificados neuromas interdigitais.
* Estrias de baixo sinal no coxim gorduroso plantar, abaixo das cabeças metatarsais, formando calosidade junto ao quinto dedo.
* Edema junto a placa plantar metatarsofalângica do hálux em sua inserção lateral, com irregularidade do ligamento colateral lateral adjacente, sugestivo de estiramento com rotura parcial.
* Demais placas plantares sem evidências de lesões.
* Demais ligamentos colaterais íntegros.
* Fáscia plantar de aspecto preservado no segmento anterior.

É muito grave, haverá necessidade de cirurgia ou com tratamento de fisioterapia vai resolver?
Desde já Agradeço
Igor

Nara Cristina Rodrigues disse...

Olá DR MARCO ANTONIO BOA TARDE!!!!
Sou Nara Cristina, professora e estudante de Educação Física, a dia 28/04/2013 torci o tornozelo, iniciei o tratamento com gelo, pois ficou muito inchado e el algumas regiões roxo também, depois de 8 dias da lesão, fiz uma ressonância e o resultado foi o seguinte:
Rotura do ligamento talofibular anterior, calcaneofibular e deltóide;
Contusão óssea talofibular e discreta derrame sinovial tibiotalar... por favor me ajude..estou perdida não sei o que fazer.. como posso fazer o tratamento... desde já muito obrigada...

ju disse...

Olá Doutor..torci meu pé e tenho um estiramento no pé direito, e uma pequena hemorragia da cartilagem. Fui indicada para fazer fisioterapia, mas não está adiantando em nada, e estou com um EDEMA duro no tornozelo ... o que faço? continuo com fisio, ou faço cirurgia?
Obrigada!
Meu email juulieog@hotmail.com

Fernanda Menezes disse...

Dr . Marcos Antônio ! boa tarde ,me chamo Fernanda Menezes ,sofri um acidente de trabalho e machuquei o pe o medico disse q era uma entorse a 15 dias atrás ,fui medicada com o uso de um anti - flamatorio, retirei o Gesso so que depois q retirei o gesso estou tendo repouso e fazendo compressas , so q notei a 2 dias atrás q estou sentindo muita ddor no local nem aguento colocar o pé no chão , o q devo fazer daki pra frente ? Agradecida e esperando sua resposta . Muito obrigado !!

Anônimo disse...

Dr Marco, eu torci o tornozelo a uns 22 dias, e pretendo jogar daqui a 14 dias, só que o meu tornozelo tem um pouco de edema ao redor do maleolo e sinto dores exatamente quando aperto o osso, o que eu devo fazer, já tomei anti inflamatório e estava tomando injeção de voltarem, quando caminho não sinto dores, só em alguns movimentos, tipo caminha lateralmente, vc acha q eu deva parar de caminhar normal? O que eu devo fazer pra jogar?

luisa disse...

Boa noite( EU ME CHAMO LUISA ) Dr.Marco.tive um rompimento do ligamento do joelho,isso faz uns 3 meses tive que me submeter a uma cirurgia na quinta feira, colocarão dois parafusos,hoje faz 3 dias quem me operou foi com o Dr.Max do Hospital São Matheus,Dr.Max me falou que eu tenho que ir dobrando em casa o joelho,eu mesma mas aos poucos não consigo,pois doi demais.
gostaria de saber se na fisioterapia se doi muito,como vocês trabalha,coloca gelo e anestesia na hora para minimizar a dor..
espero por uma resposta sua Dr.
tou muito nervosa me ajude..bjs da Luisa.

André Taroco Corretor de Imóveis - Creci 82.281 disse...

ae dr, segue eu para poder achare seu blog mais fácil, obrigado,

Edu disse...

Boa noite DR.Marcos Antônio, sou Eduardo sofri uma lesão no tornozelo dois meses e não tenho dor nenhuma só estou com pouco de inchado no na região torcida oque devo fazer obrigado pela a atenção...

Lorena Terra disse...

Oi. Dr. eu sofro com dores no meu joelho desde a minha infancia. Ha alguns anos meu ortopedista me pediu uma ressonancia e nela descobriu uma mancha branca no osso. Ele falou que era derrame osseo. O que é isso e como tratar? Sinto muitas dores e que impedem muitas vezes de andar. Segundo meu medico nao tem o que se fazer pos ja descobri em um estado avançado

Carlos Almeida disse...

Dr. Marco,boa tarde!
a cerca de 1 mês e meio,eu torci o tornozelo (foi leve),depois de uma semana de fisioterapia e tentei voltar as atividades (atividades com bola,jogar ..etc),senti dores,fiquei mais uma semana na fisioterapia,tentei voltar de novo e sentir dores novamente,então,resolvi fazer a ressonância e apareceu um Edema Ósseo. Estou parado a cerca de 3 semanas, só na fisioterapia,não sinto mais nada,só aquele incomodo de leve da torção mas não atrapalha,eu já poderia voltar aos poucos fazendo exercícios..?

Sonia disse...

Dr Marco boa noite

Sofri uma fratura bimaleolar e foi feito cirurgia nos dois lados do meu tornozelo para colocar pinos e parafuso de sindesmose.Foi feito cirurgia em 07.10.13 e até então estou usando tala gessada. Tenho sentido que meu tornozelo está rígido com pouca movimentação. Isso é normal? A fisio resolve esse problema?grata

Jone B. disse...

Dr. Maarco bom dia!

gosto muito de jogar futebol "amador"
mas faz um tempo, longo periodo, que eu machuquei meu pé, não foi uma torção normal para o lado e sim para frente, no movimento eu pisei com o calcanhar e a base do pé não chegou a tocar o solo, esticando o pé, desde então eu estou com este desconforto no pé, mas continuo jogando mesmo com dor, até fiquei um mês sem jogar mas não adiantou, o que vc me sugere???

abraço

Anônimo disse...

Olá doutor! Cai e bati com a canela na escada, porém não quebrou,mas cortou por dentro. Na hora não coloquei gelo. Hoje a mais de um mês estou com edema duro. Ainda posso colocar gelo? Fisioterapeuta disse pra fazer drenagem e ultra som. Boa noite !Morena

Vitor Luiz disse...

Bom dia Doutor, torci o tornozelo jogando futebol e após um raio - x foi constatado que meu ligamento calcificou, qual o procedimento adequado para recuperação, de preferência não cirurgica...

Grato.

Anônimo disse...

Boa Noite Dr. Marco Antônio, tudo bem?
Após a execução de uma ressonância magnética do tornozelo esquerdo, datada de 02-10-2013, foi diagnosticado um edema ósseo da cabeça e colo do tálus e no osso navicular, assim como pequeno derrame na articulação tíbio-crural e talonavicular.
Após consultar quatro ortopedistas, fui aconselhado a fazer fisioterapia, com exceção de um profissional, que por sua vez indicou uma drenagem do derrame. Porém, seguindo o conselho dos 03 ortopedistas, realizei 30 sessões de fisioterapia, onde não foi obtido êxito. Antes do retorno ao médico, continuei caminhando normalmente, porém com pequenas dores e inchaços. Durante o retorno, fui orientado a realizar uma segunda ressonância, onde foi constatado um pequeno avanço do problema. Nesse sentido, foi recomendado o uso de bota imobilizadora ortopedia, que estou usando a quase 30 dias (15 dias com apoio), porém não estou percebendo avanços. No final de semana vou consultar novamente. Qual é a sua recomendação.
Grato pela atenção e compreensão.
Júnior.

Anônimo disse...

Ola Dr. Marco, jah faz uma semana e meia que bati meu joelho em uma partida de futsal, depois do jogo quando cheguei em casa, ocorreu um inchaço no meu joelho (edema), fiz o tratamento só com uns analgésicos. Hoje esse edema, ainda está grande e um pouco duro... ainda é possível fazer esse tratamento com gelo???... é preciso fazer cirurgia para a retirada do edema????
Desde d ja, lhe agradeço!
Obrigado!!!

Jorge Rbj disse...

doutor torci o meu tornozelo e fiz a ressonanci e apareceu pequeno edema ósseo medular no tálus, em sua porção posterior adjacente a articulação subtalar posterior, podendo ser de natureza pós - contusional , não havendo fratura associada. o que eu faço para melhorar?

Deise disse...

Boa tarde,
Não sei se terei resposta, mas falarei mesmo assim!
Dia 19/12/2013 cai da escada da minha casa, quebrei o calcaneo e rompi ...subtalar não precisei operar. Mas meu tornozelo dói muito e fica com edema. Vou fazer uma ressonância.
Tbm tô fazendo fisioterapia, mas tá difícil!!!
Será que precisarei operar?
Obrigada,
Deise

Anônimo disse...

d
Dr. Marco,o meu esposo está com uma lesão na panturrilha há quase um ano. Ele fez compressa de gelo e faz alongamento. ele achando que já estava bom, pois não sentia mais dor, foi apitar um jogo e não sentiu nada. Depois de uns dias ele foi fazer um a corrida como de costume e ai começou a sentir a dor novamente e não passa.
O que o senhor pode me informar referente ao caso dele?

Régia Gonçalves disse...

Olá Doutor Marco Antônio, meu nome é Régia e a três semanas torci o meu pé descendo do ônibus. Fui direto para o pronto socorro, pois estava sentindo muita dor e inchou na hora, lá realizei raio-x e não teve nenhuma fratura, mas o médico colocou uma tala e mandou eu ficar uma semana sem apoiar o pé no chão e tomar anti-inflamatório. Cumpri todas as etapas e uma semana depois voltei ao hospital para tirar a tala e para uma nova consulta, e o meu tornozelo e pé estavam completamente inchados e com hematoma na parte interna e externa do tornozelo, estava sentindo muita dor e não conseguia apoiar o pé no chão. O médico mandou eu procurar um especialista em tornozelos e esse mandou eu fazer uma RNM, realizei e o resultado foi: Edema ósseo no maléolo tibial, na face medial do talus e no sustentáculo do talo.
Rotura do ligamento talofibular anterior. Gostaria de saber qual o provável tempo de recuperação,e se vai ser necessário fazer cirurgia, pois já iniciei a fisioterapia, faço compressa com gelo e estou usando uma bota imobilizadora, mas o inchaço continua e a dor é constante.
Desde já obrigada.
Régia.

Anônimo disse...

Bom dia,
Dr. Marco António, cai de uma escada, sentia muita dor no tornozelo, imediatamente depois da queda coloquei uma compressa de gelo, e fui ao médico, ele tirou raio x, e disse que eu não havia quebrado o pé, disse que eu tinha que ficar com a bota fisioterapeutica, e tirar as vezes para colocar gelo, porém sempre com o pé pra cima, e se eu quisesse antes seria apenas de muletas, está bem menos inchado depois de 9 dias, porém estou sentindo choques, isso é normal? Quando irei poder colocar o pé no chão?

Anônimo disse...

boa noite Dr. marco, fiz uma cirurgia em 23/09/2013, de fratura de metatarso e coloquei 08 parafusos e 02 placas, venho fazendo fisioterapia e hidroterapia, mas há 03 semanas atrás tive erisipela e estou como tornozelo muito inchado e duro o inchaço, o que devo fazer para tirar este inchaço

Anônimo disse...

dr. quebrei meu calcaneo,e agora to voltando a pisar,mais meu eu sinto que esta ficando duro,nao esta fazendo movimentos para os lados e para baixo,,,o que sera doutor pode me ajudar.sou luis felipe

Anônimo disse...

Boa tarde!
Estou em processo de cicatrização de uma entorse dos ligamentos do tornozelo há mais de 2 meses, está dificil de cicatrizar totalmente, pois ainda apresenta edema e alguma dor no final do movimento. Vem melhorando desde o dia da con tusão porém em ritmo muito lento acredito. No raio-x no dia da lesão nao apresentava fraturas. Fiz 15 sessoes de fisio, muito gelo, repouso, antiinflamatorio no inicio. Segundo o ortopedista não há nada que ortopedia possa fazer por mim mais, e ele e o fisioterapeuta me de deram "alta" para voltar a treinar Jiu-Jitsu mas ainda nao tenho segurança por ainda estar inchado (edema residual), alguma dor mas nao apresenta instabilidade ligamentar. Ando normal, tenho nadado mas na pernada sinto dor. Tenho malhado panturrilha sem dor carga moderada. Alguma dica? O processo é lento mesmo ou há algo errado? Ressonancia ainda seria interessante fazer? Gelo ou contraste após esse tempo todo (70 dias) ainda é válido? Obrigado.

Jailton Nazario disse...

Ola, sofri fratura bimaleolar em tonorzelo esquerdo. Estou em 22 dias pos cirúrgico, foi colocado uma placa e uns 10 parafusos. Minhas duvidas sao: o que fazer pra melhorar o edema e o que fazer pra melhorar os movimentos que estão atrofiados.

Flávio Bruno disse...

meu tornozelo incha todos os dias conforme eu me movimento, chega ao ponto de eu nao poder andar com tanta dor. gostaria de uma ajuda e dor começa no tornozelo e fica na lateral do pe

Martins disse...

Bom dia!
Faz cinco meses que fraturei o tornozelo, fui oprado e depois tive que refazer a cirurgia, entao ja estou com 20 dias e com um ferro pequeno no meio do pé em formato de u, o médico disse que irei tirar o ferro daqui a umas três semas e a cirurgia tá ok! Mas meu pé fica vermelho demais quando bota para baixo, ainda não estou andando, acho que é a circulação sanguinea. No tornozelo o local afetado foi o talus. Por favor, gostaria de alguma dica sobre o vermelhidão no pé. Obrigado!

Anônimo disse...

Olá bom dia
Eu tropecei e ,Sem querer Dobrei meu pé,e Agora em uma certa região
Meu pé esta enchado Esse Enchamente Fica do lado ,no meio do meu pé direito
E ao caminhar ele doi muito
Minha mae me disse que eu dismiti o pé ,mas não tenho certeza e vim procurar saber melhor do que se trata...Tenho 13 anos E Se O senhor poder me responde Muito obrigado!!!

Anônimo disse...

Olá,Bom dia,Marcos Veja se pode me ajudar:

Eu Tropecei num batente e Depois disso senti dores no pé,E Quando eu fui olhar o meu pé direito Está como se fosse um catombo no centro do pé ao lado E Eu não consigo Caminhar e
De vez em quando ele fica Batendo como se fosse coração Fica bombeando
Bom,Obrigado!! Se poder me ajudar !!

Anônimo disse...

bom dia Dr Marco
td bem?meu mome e Elma
ja faz 17 dias que eu cai de uma gangorra e bati minha panturrilha com muita força no ferro,to tomando alguns remédios para desinflamar so que n ta adiantando pq quando eu quero andar doí bastante e a onde eu machuquei tem tipo um caroço quando eu tento andar esse caroço estica e doí.o que eu faço por favor me ajude.
obrigada pela atenção.

ADRIANA BARBOSA FIGUEIREDO disse...

boa noite Dr. meu nome é Adriana três meses fiz uma cirurgia no talo calcaneo não consigo andar meu pé dóis muito e sinto os parafusos e incha demais... Me ajude...

Antenor disse...

Conselhos bons p/ quem fraturou ossos: Para 'colar/soldar' muito + rapidamente seus ossos, façam assim:
Peguem 40 minutos de sol diariamente, sol da manhã (cedo)ou sol do final de tarde e SEM protetor solar, mas 20 minutos antes disso, tomem 1 comprimido de complexo vitaminíco q contenham as vitaminas A e D, ou cápsulas de caroteno! O Sol não precisa pegar na área fraturada, apenas no restante do corpo! Isso fortalecerá sobremaneira seus ossos! E tomem 2 cápsulas de cálcio diariamente! Usem diuréticos (tipo chá verde ou cápsulas de café verde) p/ evitar e acabar c/ inchaços e edemas! Boa Sorte!!

Fernanda Soares disse...

boa tarde eu quebrei o calcâneo esquerdo e ja faz 5 meses que estou em casa e semana passada eu fiz uma ressonância e deu que tenho derrame articular tíbio-talar anterior e posterior Edema no subcutâneo dos maléolos medial e lateral qual o tratamento obrigado Fernanda

Anônimo disse...

Olá Dr. Marco.Sou fisioterapeuta e estou com um caso de edema duro,mas em joelho. O pct em questão sofreu uma fratura do tipo cominutiva na parte distal do fêmur, intra-articular. Fez a redução colocando pinos e uma placa, mas ouve perda de alinhamento. Infelizmente o pct não vinha sendo acompanhado pelo ortopedista que fez a cirurgia. Hoje se encontra com seis meses da cirurgia, faz apoio de peso no membro acometido, com bloqueio na extensão final e flexão limitada a 45°. Tem um edema muito duro e de grande circunferência. Gostaria de ouvir sua opinião sobre este caso. Como poderia diminuir esse edema?

Lisiane Maciel disse...

Boa tarde doutor, sofri uma entorse no tornozelo direito jogando vôlei há exatamente 60 dias.Na ocasião me foi pedido apenas um raio x e constatado q não havia fratura,o médico me disse que o que eu tive foi apenas uma lesão ligamentar.Inchou bastante, ficou roxo e a dor incessante.fiz compressas de gelo e repouso.Imobilizaram com uma faixa, depois uma tala e por último aquelas botas q eu podia tirar pra fazer minha higiene e os banhos de contraste.Foi então pedido pra eu retirar a imobilização e começar caminhar com a ajuda das muletas mas passado todo este tempo, ainda sinto muitas dores, o inchaço ainda acontece qdo eu tento fazer meus afazeres e fiz então uma ressonância magnética. O resultado foi Ruptura parcial grau 2 dos ligamentos talofibular anterior e calcaneo-fibular e derrame articular tibiolatar e subtalar.Vou continuar a sentir dores e incapacitada para meu trabalho por mais tmpo ainda? O que me deixa intrigada doutor é se isso é realmente apenas uma lesão e esse derrame o q significa pq pra aparecer neste exame apos todo esse tempo então não foi tão simples assim? Sei q é comum esse tipo de lesão mas o doutor disse q ja era pra ter melhorado e não gostou qdo eu disse que eu ainda não estava 100%, agradeço desde já seus esclarecimentos....um abraço.

Antenor disse...

Um remédio chamado ARTROLIVE tem sido ótimo nos problemas q envolvem cartilagens e tambem nas artrites e artroses! Como diz na bula, ” O uso do medicamento por períodos superiores a 3 semanas demonstrou uma ação regeneradora da cartilagem, trazendo como conseqüência indireta a diminuição da dor e da limitação dos movimentos comuns às doenças da cartilagem.”
Leiam a parte inicial da bula;
Artrolive – Bula para o Paciente
Cápsulas
1.PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Artrolive é indicado para osteoartrite, osteoartrose ou artrose em todas as suas manifestações.

2.COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Artrolive é um medicamento cuja ação principal se faz sobre a cartilagem que reveste as articulações. O uso do medicamento por períodos superiores a 3 semanas demonstrou uma ação regeneradora da cartilagem, trazendo como conseqüência indireta a diminuição da dor e da limitação dos movimentos comuns às doenças da cartilagem.

3.QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não deve tomar Artrolive se tiver hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula.
Artrolive é contraindicado para uso durante a gravidez e lactação.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, durante o tratamento com Artrolive.
Nos casos de história de úlcera gástrica pregressa é necessário avaliação médica e acompanhamento.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Yuri Pamplona disse...

Tive um entorse e fiz uma ressonância que apresentou os seguintes resultados :
- rotura dos ligamentos talofibular anterior e fibulocalcaneo
- leve tendinopatia insercional do tibial posterior .
- contusões osseas no maleolo medial , navicular , tálus , calcaneo e cuboide .
- pequeno derrame articular tibiotalar e subtalar posterior.
Sou corredor profissional e só posso parar de correr em último caso.. Qual sua opinião? Preciso realmente parar ? Qual o tratamento indicado? Muito obrigado!

Anônimo disse...

Nossa tive o mesmo problema e foi decorrente de corrida excessiva. Você já se curou? Aguardo resposta

Muay Thai disse...

Boa noite, Dr. Marco Antônio meu nome é Jose Francisco e no dia 26/06/2013 sofri uma queda em minha moto sofrendo assim uma pancada na lateral da canela direita lado da panturrilha, e chegando em casa tomei torsilax e e coloquei compressas de agua quente... e continuei por vários dias e depois notei q apareceu um inchado duro, como se estivese uma pedra por baixo da pele e nunca sumiu. depois de 4 meses ainda não havia sumido então procurei um medico e ele me falou q eu poderia conviver com isso e pediu p eu fazer 10 sessões de fisioterapia de choque. fiz as 10 sessões e nada adiantou hoje ja ta com mas de um ano e o problema persiste e agora votou a doer e a enchou outro lugar... gostaria de sua ajuda. Obrigado

Lucila... disse...

Dr. Marco Antonio, boa noite!

Meu nome é Lucila. Estou com um problema em minha mão direita. Meu dedo anelar parece estar perdendo a mobilidade. Além de doer, ao tentar segurar alguma coisa sinto dificuldade em fechar a mão porque ele não alcança a palma da mão e o sinto rígido. Parece não ter força e dói.
Gostaria de que me orientasse para com as providências que tenho que tomar. Gosto muito de atividades manuais e isso está me tirando a possibilidade de fazê-las.
Agradeço desde já sua atenção e aguardo sua resposta.
Lucila

Alisson Pereira disse...

Fraturei a tuberosidade da navicular junto a inserção da tibial posterior pé direito, já falei imobilizado 6 semanas sinto muita dor ainda é meu incha sempre Q está pra baixo e não consigo ficar em pé oq faço?

Alisson Pereira disse...

Tem grande edema ósseo tbm eu tenho Q fazer drenagem?

Daniela Teodoro disse...

BOA TARDE, HÁ UMA TIVE UM UM QUEDA DE MOTO E QUEBREI UMA PATE MINIMA NA EXTREMIDADE DA FÍBULA, USEI O GESSO MAS NAO RECUPEREI TOTALMENTE O DOUTOR DISSE QUE SE NÃO TIVESSE DOR NAO TERIA PROBLEMA, SÓ QUE DESDE ENTAO TENHO INSTABILIDADE NO TORNOZELO E SEMPRE TORÇO O PÉ MESMO DE TÊNIS OU DESCALÇO, FIZ UMA RESSONÂNCIA E O LAUDO ACUSOU DERRAME ARTICULAR NA TIBIO-TALAR E TENOSSINOVITE DOS FIBULARES
LESAO AGUDA DO LIGAMENTO TALO FIBULAR
ESTIRAMENTO CALCANEO FIBULAR
O QUE O SENHOR ME ACONSELHA?

Ana Fialho disse...

Boa noite! Sofri duas quedas brutas no mês de outubro (dias 20 e 22) fiz uso contínuo de bota robocop até a semana passada e estou em fisioterapia. Porém o edema persiste no tornozelo, que agora produz estalos dolorosos, perco o equilíbrio e tem episódios de dor forte e ás vezes dormência. Fiz uma RM e deu o seguinte resultado: -duas lesões osteocondrais circundadas por edema situadas junto ao dômus talar, a maior no aspecto póstero-medial e a menor na face póstero-lateral. - pequena ilhota de osso denso situada inferiormente a lesão osteocondral maior.- ligamentos talo-fibular anterior mal visualizados notado sinal isointenso em sua topografia, bem como leve edema nas partes moles adjacentes podendo corresponder a estiramento/lesão no mesmo. - leve edema no seio do tarso, podendo corresponder a sinovite. - mínimo derrame articular tíbio-talar e sub-talar posterior. -edema no tecido celular subcutâneo da região ântero-lateral do tornozelo.
O que isso quer dizer? já faz quse um mêse a dor não passa... Obrigada,
Anna